Atrair visitantes para o seu site ou blog de maneira orgânica é uma excelente estratégia de marketing de conteúdo, que pode ser executada com poucos recursos.

Entender a importância de oferecer um bom conteúdo e saber como criar artigos que trazem mais tráfego para o seu site, é o primeiro passo para conquistar cada vez mais visitantes e, futuramente, convertê-los em clientes.

Neste artigo, vou falar um pouco mais sobre o tema e dar algumas dicas para você produzir conteúdos que atraem visitas. Acompanhe!

Porque a produção de conteúdo é importante?

Produzir conteúdo frequentemente para o seu site ou blog traz diversas vantagens para a sua marca, veja abaixo algumas!

  • Agrega valor à marca: Um dos grandes focos do marketing de conteúdo é agregar valor à marca, já que por meio de conteúdos ricos, que ajudam o leitor a solucionar alguma situação, a marca ganha mais visibilidade perante ao público.
  • Cria autoridade: Quando sua marca passa a publicar conteúdo relevante e de qualidade sobre determinado tema, passa a se tornar uma autoridade sobre o assunto, sendo visto como uma referência sempre que o público precisa tirar uma dúvida. E isso é extremamente positivo, pois na hora de adquirir um produto ou serviço, as pessoas tendem a buscar as marcas nas quais já confiam.
  • Mantém um relacionamento: A oferta de produtos e serviços é muito alta e, diante deste cenário competitivo, o relacionamento com o consumidor pode ser um grande diferencial para a sua marca. A produção de conteúdo, seja para blogs ou redes sociais, promove a interação  entre o público e sua empresa.Por isso, é aconselhável também que você estipule horários de atendimento para responder comentários e mensagens de seus seguidores.

Como produzir conteúdos que atraem visitas?

Para a produção de conteúdos capazes de atrair mais visitas, alguns passos são fundamentais. Confira os que listei a seguir!

1. Conheça o seu público

Antes de começar a escrever em seu blog, saiba exatamente para quem você irá escrever. Como é o seu público? Quais suas principais dúvidas e anseios?

Lembre-se de que o seu conteúdo vai servir para ajudar as pessoas a solucionarem ou entenderem alguma questão, então descubra como você pode ajudá-los.

Ao planejar um conteúdo, é preciso ter em mente o que o seu público está procurando nos mecanismos de busca. Assim, fica muito mais fácil satisfazer as necessidades dele.

2. Planeje as palavras-chave

As palavras-chave são as principais responsáveis pelo tráfego orgânico de um site ou blog, então é essencial investir um tempo em seu planejamento.

Analisar quais são as palavras-chave mais relevante no seu segmento é importante para garantir que seus clientes vão chegar até o seu site ao fazer determinada busca no Google ou em outros buscadores.

O ideal é que a palavra-chave escolhida esteja presente no título, no primeiro e no último parágrafo do texto e algumas vezes durante seu desenvolvimento. Mas cuidado para não forçar a barra!

3. Dê atenção ao título

O título é o primeiro contato do público com o seu texto e ele é decisivo para gerar interesse ou não no conteúdo.

Se o título do seu artigo não for interessante, ele não receberá muitos cliques e todo o seu trabalho pode ter sido em vão.

Sendo assim, invista em títulos que chamem a atenção e despertem a curiosidade do leitor. Mas lembre-se de que o conteúdo deve sempre entregar o que o título propõe, para não gerar insatisfação.

4. Crie artigos perenes

Criar artigos perenes também é uma boa estratégia para atrair visitantes em seu blog por um longo período de tempo, já que ele será sempre útil.

Claro que você também deve abordar temas atuais em seu blog, afinal, eles podem trazer ótimos resultados a curto prazo.

Entretanto, o conteúdo perene, também conhecido como “evergreen” no mundo do marketing de conteúdo, também deve fazer parte do seu planejamento.

Uma boa estratégia também, é atualizar esses conteúdos de tempos em tempos, acrescentando novos dados e informações, que os deixem ainda mais completos e atrativos.

5. Mantenha-se atualizado

Nos dias de hoje, praticamente todas as marcas estão produzindo conteúdo, então se manter atualizado é essencial para criar conteúdos novos e originais.

Procure estar atento ao que acontece no mundo digital, às novidades tecnológicas, às mudanças em sua área e até mesmo aos memes. Isso vai ajudá-lo a produzir mais conteúdos inéditos e que atinjam o seu público.

6. Divulgue seu conteúdo nas redes sociais

De que adianta você criar um artigo maravilhoso se as pessoas não souberem que ele existe?

Saiba quais são as redes sociais preferidas do seu público-alvo e as que mais têm a ver com o segmento de sua empresa e divulgue seu conteúdo por meio delas.

Mas cuidado para não deixar suas redes sociais muito comerciais. Cada rede social tem as suas particularidades, então é preciso ter uma estratégia diferente para cada uma delas, variando suas publicações.

Saiba também que não é necessário estar presente em todas as redes, mas sim naquelas que fazem mais sentido para o seu negócio.

7. Analise os resultados

Apenas criar conteúdo e nunca analisar os seus resultados é um verdadeiro tiro no pé. É preciso sempre verificar quais são as palavras-chave que estão trazendo mais acessos, qual tipo de título está gerando mais cliques, qual estilo de artigo resulta em um maior tempo de navegação etc.

Saber o que mais agrada e desagrada o seu público é a melhor munição para criar conteúdos cada vez mais relevantes e capazes de atrair mais visitas.

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