Neste mundo cada vez mais digital, as oportunidades profissionais se ampliam e dentre elas estão as de ser freelancer ou empreendedor digital.

Os termos freelancer e empreendedor digital estão em alta, mas ainda há uma certa confusão entre as atribuições desses dois tipos de profissionais.

Se você quer entender melhor o papel de cada um desses profissionais, continue lendo este artigo!

O que é ser freelancer?

Ser freelancer é ser um profissional independente, que realiza trabalhos pontuais para seus clientes.

Os serviços de um freelancer podem ser vendidos por projeto, por hora ou por dia, como for melhor acordado entre o profissional e o contratante.

Ou seja, o freelancer é um prestador de serviço, que não tem vínculos empregatícios com seus contratantes.

Dentre as possibilidades de trabalho para quem deseja ser freelancer, estão:

  • Redação e tradução;
  • Fotografia;
  • Design gráfico;
  • Desenvolvimento web/mobile;
  • Produção e recepção de eventos;
  • Vendas e Marketing;
  • Consultorias;
  • Suporte administrativo;
  • Etc

O que é ser empreendedor digital?

Já um empreendedor digital é um profissional que tem uma ideia inovadora e passa a trabalhar em seu desenvolvimento, sendo o seu próprio “chefe” e não necessariamente tendo ganhos desde o início.

No caso do empreendedorismo digital, o negócio se baseia na venda de um produto ou serviço digital, que pode ser um curso virtual, um ebook, uma consultoria online etc.

Na prática, o empreendedor digital cria um projeto e o gerencia, podendo inclusive contratar outras pessoas para trabalharem para ele.

Uma das principais diferenças entre um empreendedor digital e um freelancer é a escalabilidade do negócio. Ou seja, o negócio do empreendedor pode ser replicado e gerar ainda mais lucros, enquanto o trabalho do freelancer é limitado à sua capacidade de produção.

Como um freelancer pode se tornar um empreendedor digital?

É bastante comum que um profissional comece sua carreira independente como freelancer e depois de um tempo queira avançar para o nível do empreendedorismo digital.

Segundo o Relatório Executivo 2017 do Empreendedorismo no Brasil, no ano de 2017, 36,4% dos adultos brasileiros entre 18 e 64 anos estava conduzindo alguma atividade empreendedora, sendo que a maioria deles escolheu empreender mais por oportunidade do que por necessidade.

Veja abaixo algumas dicas para se tornar um empreendedor digital!

Estude o mercado

Apesar de existir espaço para todo mundo, para um empreendedor digital ter boas chances de êxito, é importante criar um produto ou serviço digital inovador, que ofereça um diferencial.

Para isso, estudar o mercado é imprescindível. Você precisa saber o que o público deseja e necessita, para criar soluções que atendam essas necessidades de forma inovadora.

Estudar o mercado também é essencial para criar a estratégia de marketing e divulgação do seu produto ou serviço digital. Então, jamais pule esta etapa!

Formalize o seu negócio

Para quem está começando a empreender, formalizar o negócio é um procedimento bem simples e que apresenta um custo baixo, por meio de um registro MEI (Microempreendedor Individual).

Esse registro é importante para gerar um CNPJ e profissionalizar o seu negócio, permitindo até a contratação de um funcionário.

Além disso, contar com o MEI assegura alguns direitos ao empreendedor, como aposentadoria por idade e por invalidez, licença-maternidade, pensão por morte e auxílio doença.

Defina metas e objetivos

Assim como em qualquer negócio, para empreender é necessário estabelecer metas e objetivos.

Trabalhe sempre com metas realistas, mas desafiadoras, dentro de determinados prazos de tempo. Isso vai ajudá-lo a acompanhar seu crescimento e sempre buscar mais resultados.

Continue aprendendo

O empreendedorismo digital está em constante evolução e os profissionais que almejam o sucesso não podem parar de estudar nunca.

Estude sobre sua área de atuação, estude sobre gestão e finanças e esteja sempre atualizado quanto às novidades do mundo digital, dos negócios e do empreendedorismo.

Se você está pensando em se tornar freelancer ou empreendedor digital e quer ler mais artigos sobre o tema, siga minhas páginas nas redes sociais e acompanhe minhas publicações!