Muitas pessoas acreditam que freelancer e empreendedor são a mesma coisa. Entretanto, existem diferenças significativas entre eles. Porém, apesar delas, empreendedorismo e freelancing podem andar juntos.

O freelancing tem elementos como: fazer os seus próprios horários e ter ganhos de acordo com a sua produtividade. Enquanto, que o empreendedorismo também tem essas características. Por isso, às vezes, causa alguma confusão.

Se você também já comparou freelancer com empreendedor, ou gostaria de saber a diferença entre eles, continue lendo que vamos esclarecer as suas dúvidas.

Que tal conhecer as diferenças entre Empreendedorismo e Freelancing?

empreendedorismo e freelancing

Saiba mais sobre Empreendedorismo e Freelancing

1 – Freelancing

O freelancer é pago pelo seu trabalho para alguém, ganhando por hora ou por projeto. Algumas das suas funções são: escrever textos, fazer pesquisa, fazer revisão, trabalhar como designer, colocar os textos na norma, tanto da língua portuguesa, como em marketing de conteúdo.

Além disso, seu objetivo é ter um emprego estável sem precisar de chefe que controle as suas ações durante o dia. E com isso, fazer um bom trabalho para aumentar a sua demanda e o seu salário.

O freelancer se dedica à vários projetos. E pode muito bem trabalhar em um hoje e em outro amanhã. Porém, precisa manter uma organização quanto às tarefas e prazos de entrega das mesmas.

Dessa forma, é necessário se ver como uma empresa para trazer mais credibilidade para o seu próprio trabalho. E se preocupar como a sua marca pessoal será vista no mercado.

Portanto, se você é um freelancer procure descobrir sempre como melhorar o seu trabalho. Através disso, o freelancing pode ser um passo essencial para quem quer se tornar empreendedor.

Porque você desenvolve habilidades e idéias que podem ser testadas no mercado futuramente, como o contato com o cliente, por exemplo.

freelancer empreendedor

2 – Empreendedorismo

O empreendedor é o dono do seu próprio negócio e usa o seu dinheiro para construí-lo. Certamente, se concentrando para que tenha o crescimento necessário e assim obtenha lucro.

Dessa maneira, o objetivo é ganhar dinheiro com o seu negócio, obtendo lucro a longo prazo de uma maneira estável, usando o seu próprio trabalho para ter sucesso.

Se você for um empreendedor, construa um negócio que funciona e consiga prosperar. Portanto,  invista naquilo que você tem mais afinidade e da maneira correta para conseguir cada dia mais clientes.

Muitos empreendedores ao aumentarem o seu negócio, necessitam de funcionários para ajudar a atender todos os clientes. E se dedicam somente ao seu negócio ou projeto específico.

Dessa maneira, para crescer como empreendedor é preciso ter uma mentalidade ideal para os negócios, pensando no presente, mas também no futuro.

Você sabia que existem mais de 10 tipos de empreendedores? Vamos citar alguns deles: 

  • Público;
  • Cooperado;
  • Informal;
  • Franqueado;
  • Social.

Se você quiser saber mais sobre os tipos de empreendedores e ler sobre cada um deles, clique aqui!

Você quer se tornar um freelancer empreendedor? 

empreendedorismo e freelancing

Ainda hoje temos uma visão de que o emprego com carteira assinada é muito melhor do que trabalhar por conta própria. O que são apenas conceitos que foram passados de muitos anos atrás.

É claro que, assim como todos os empregos, trabalhar por conta própria pode ter as suas vantagens e desvantagens. E, muitas vezes, pode ser muito melhor do que uma carteira assinada.

Imagina fazer os seus horários e o que você gosta. Pode ser muito melhor do que ter que aguentar algum emprego CLT.

É claro que empreender pode ser, na maioria das vezes, uma tarefa muito complicada. Pois, nem todos que querem abrir o seu próprio negócio conseguem seguir em frente. 

Se você cansou da ideia de ser freelancer, ou sempre teve vontade de abrir o seu próprio negócio, então procure entender todas as leis que englobam essa área. Tudo conforme o seu público, a localização, e todas as informações necessárias para abrir um negócio.

Para começar, você vai precisar ter aquele capital inicial para abri-lo. Mesmo que você atue como freelancer, você precisará ter o capital para começar o seu negócio, bem como as economias que você pode ter guardado.

Entretanto, não esqueça de deixar uma parte para a sua reserva de emergência se caso precisar.

Além disso, é importante fazer um bom planejamento para lidar com as burocracias quando for abrir o seu negócio.

Portanto, você pode fazer pesquisas em grandes sites de empreendedorismo, como o Sebrae.  E ainda, procurar a ajuda daqueles consultores especializados que sempre podem ajudar você nesse começo.

empreendedorismo e freelancing

O que você precisa para abrir o seu negócio?

Para abrir o seu negócio você vai precisar:

  • Legalizar a sua atividade através da abertura de uma empresa, podendo ser MEI se a categoria permitir;
  • Aprimorar e capacitar as suas habilidades;
  • Pesquisar muito sobre o mercado e a área que vai investir;
  • Fazer um cronograma e planejamento de negócio;
  • Sempre procurar inovar;
  • Investir em marketing e vendas para divulgar os seus produtos;
  • Usar ferramentas para facilitar o dia a dia na sua empresa;
  • Ter o seu próprio site.

Dicas e vantagens de uma vida empreendedora!

empreendedorismo e freelancing

Para ser um bom freelancer ou empreendedor você precisa saber conciliar a sua vida profissional com a pessoal. O que é um dos principais desafios para quem quer seguir essa área. 

Por isso, nunca leve trabalho para casa e aprenda a gerir o seu tempo para que você não fique sobrecarregado.

Aliás, sempre procure as coisas que motivam você para que consiga passar essa motivação para os seus clientes, refletido no seu trabalho.

Algumas vantagens de ser empreendedor ou freelancer podem ser praticamente as mesma. Veja só:

  • Tem flexibilidade de horários;
  • Não possui chefe;
  • Pode fazer o que você gosta;
  • Tem mais liberdade;
  • Os resultados se convertem para ele mesmo.

Assim sendo, o perfil empreendedor estimula com que o freelancer continue se qualificando cada dia mais e melhore a qualidade do seu serviço.

Com isso, conseguirá o seu trabalho ideal e com os clientes que sempre sonhou.

Por exemplo, se você faz ilustrações, você é ilustrador. Se você escreve, seja para qualquer lugar, você é escritor. Se você costura, você é costureira, ou se você cozinha, você é cozinheira.

Não importa o que você faça, é preciso estar bem definido o que você quer, qual é o seu trabalho e investir muito nele.

Por isso, não perca a vontade de empreender no que você gosta! E se quiser virar um freelancer empreendedor, coloque tudo no papel e vá em frente!

Enfim, lembre-se que um freelancer empreendedor sempre reconhece o seu valor no mercado, porque ele sabe tudo que precisou fazer e conquistar, para estar no lugar em que se encontra hoje. Por isso, valorize o seu trabalho!

Gostou do post? Que tal compartilhar nas suas redes sociais? Assim outras pessoas vão saber mais sobre o empreendedorismo e freelancing?

Compartilhar no facebook