Delegar vem da palavra em latim delego que pode ser considerada como confiar. Mas, o seu verdadeiro significado é transferir poder, responsabilidade ou função para outra pessoa.

Independente se você for um chefe, líder ou empreendedor é muito importante que você saiba delegar para que o seu negócio cresça.

Pense como Steve Jobs: “Concentre-se naquilo que você é bom, delegue todo o resto”. Ou seja, o líder de uma empresa deve se concentrar em tarefas críticas que precisam da sua atenção.

Lembre-se que você como líder tem uma jornada exaustiva, com muitas demandas vindas de todos os lados da sua empresa, e precisa da ajuda de outras pessoas.

Dessa maneira, quando você delega poderá entregar tudo que é necessário a tempo e com qualidade.

Você não pode fazer tudo sozinho!

Um líder sempre tem várias coisas para fazer e, muitas vezes, é difícil ele aceitar que não é o único dentro da empresa, capacitado para realizar alguma tarefa com sucesso.

Isso acontece, porque muitos tem dificuldade de delegar, por acharem que tem a ver com a incapacidade de não conseguirem realizar alguma tarefa. Ou por medo de que outra pessoa possa ser melhor que ele.

E o líder acaba ficando sobrecarregado e estressado, incapaz de saber liderar uma equipe de maneira correta e assim ajudar no crescimento da empresa.

Por isso, é preciso que o líder, acima de tudo, saiba delegar e entenda que isso não significa que você é incompetente. Mas sim, que acredita no potencial da sua equipe para desenvolver tarefas que equivalem à liderança.

Através disso, você vai estar especializando eles cada vez mais, dando oportunidade de aprender novas habilidades, e de crescer profissionalmente.

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10 características principais de um líder de sucesso

Para saber delegar o líder precisa ter adquirido essa habilidade, e precisa saber liderar.

Um líder de sucesso que sabe o que faz tem as seguintes características:

  1. Oferece feedback;
  2. Respeita os limites pessoais da sua equipe;
  3. Reconhece os méritos e faz elogios;
  4. Sabe tomar decisões;
  5. Sabe estimular e motivar a equipe;
  6. É exemplo para a sua equipe;
  7. Quando precisa de ajuda, sabe pedir;
  8. Está sempre atualizado sobre as notícias e informações referente a sua empresa;
  9. Sempre assumi as suas responsabilidades;
  10. Ele sempre é um líder atuante e não observador.

Se você é líder, preste atenção se tem pelo menos essas características. E se não tiver faça uma auto reflexão e tente adquiri-las.

Para você atingir esse perfil de líder de sucesso, você precisa se dedicar e ter muito preparo. E sempre mostrar que a empresa representa você.

Procure fazer algumas mudanças no seu comportamento do dia a dia, aperfeiçoando a sua comunicação, aumentando a sua autoconfiança. Além disso, tenha bom humor no trabalho e sempre seja proativo nas suas funções.

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Como delegar as tarefas?

Saber delegar é uma habilidade muito exigida no mercado de trabalho, e está ligada a capacidade de saber conduzir e lidar com uma equipe.

Para delegar, você deve:

  • Identificar o nível de maturidade profissional da sua equipe;
  • Fazer uso de novas tecnologias que possam facilitar no desenvolvimento de tarefas;
  • Cultivar um ambiente de confiança entre você e todos da sua equipe;
  • Gerar momentos de reflexão e feedback para todos do seu grupo.
  • Ser sempre melhor, que assim a sua equipe também será.

saber delegar7 dicas para saber delegar corretamente

Para que você possa delegar de maneira correta, separamos as seguintes dicas:

  1. Faça a escolha de uma pessoa certa – Para isso você precisa escolher aquelas pessoas que tem qualificação e potencial para as tarefas que você quer delegar.
  2. Mostre com clareza qual o seu objetivo – Depois que você escolher a pessoa, apresente com clareza todo o conteúdo e o contexto. E fale sobre o resultado que você espera daquela tarefa.
  3. Sempre tenha paciência – Quando a pessoa não fizer a tarefa da maneira que você queria, tenha paciência e explique para ela como deve ser mais uma vez.
  4. Acompanhe a tarefa – Depois que você passar a tarefa, é preciso acompanhar para saber se está sendo executada, e não deixar de lado pensando que você não tem mais nada que se preocupar com aquilo.
  5. Elogie – Quando a tarefa for sendo executada de maneira correta, sempre procure mostrar os pontos fortes e elogiar.
  6. Estabeleça prazos – Procure determinar prazos para a entrega das tarefas, assim você saberá se o projeto está andando como deve ser.
  7. Invista em treinamento – A melhor maneira de capacitar a sua equipe é sempre fazer treinamentos, para que na hora que seja delegado uma tarefa, todos os componentes da equipe saibam assumir o comando.

Veja aqui mais algumas dicas sobre como delegar!

Quais as tarefas que o líder é responsável e não deve delegar?

Quando o líder delega as suas tarefas, ele pode ficar concentrado em outras que necessitam de toda a sua atenção.

Ele vai poder se dedicar na gestão estratégica da empresa e na expansão do negócio, elaborando um planejamento para poder verificar esses pontos com calma.

Com o cronograma de tarefas mais organizado, o líder terá tempo para se manter atualizado sobre as novidades do seu ramo, e aprimorar técnicas e conhecimentos que estavam pendentes.

Com todas essas vantagens da delegação para um líder, ele ainda vai se sentir muito melhor de saúde, não ficando estressado e nem extremamente cansado.

Afinal, o seu bem-estar e sentimento afetam diretamente no seu desempenho profissional e no seu comportamento durante o período de trabalho.

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Quais as vantagens de saber delegar tarefas?

A delegação de tarefas traz muitas vantagens. Por exemplo, a economia de tempo que você poderá gastar com outra coisa ao invés da tarefa que você delegou.

Dessa maneira, tem mais tempo para planejar, organizar, acompanhar e controlar outras tarefas que exigem mais de você.

Com a delegação você consegue avaliar a potencialidade dos seus colaboradores, e expande as suas habilidades.

Além disso, a pressão de entregar várias tarefas diminuem das suas contas, e você ainda cria um clima de trabalho motivador apropriado para o crescimento tanto profissional como pessoal dos seus funcionários.

E por fim, aumenta os resultados e o desenvolvimento organizacional, ao encorajar e motivar a sua equipe.

Percebeu como saber delegar é extremamente importante? Se você, como líder, ainda não aprendeu a delegar, o melhor que tem que fazer é começar desde agora.

 

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