Existem vários livros essenciais para quem quer empreender. Aliás, várias pessoas estão entrando no mundo do empreendedorismo que tem cada vez mais destaque atualmente.

Quando uma pessoa decide trabalhar empreendendo é preciso estudar, fazer várias pesquisas e realmente se especializar no ramo que deseja.

Com isso, é necessário que ela também dedique esse tempo para ler livros essenciais que vão ajudar nessa nova etapa.

Portanto, procurar novas fontes de informação é fundamental. Inclusive aquelas em que ajudam a montar um plano de negócios, testar alguma estratégia, ou saber os ramos em que se pode empreender.

Veja a seguir alguns livros essenciais para empreendedores.

Livros essenciais para quem é empreendedor!

livros essenciais

1 – Viagem ao Mundo do Empreendedorismo

Esse livro foi organizado pelo IEA (Instituto de Estudos Avançados) em parceria com o Instituto Friedrich Naumann. 

Os seus autores, Rita de Cássia da C. Malheiros, Luiz Alberto Ferla, e Cristiano J.C. de Almeida Cunha, mostram os aspectos práticos da gestão de pequenos negócios.

O livro é indicado para quem está começando na leitura sobre esses assuntos, como um degrau inicial para avançar em assuntos mais profundos.

2 – A menina do Vale

Bel Pesce é uma grande empreendedora feminina que compartilha o seu aprendizado no Vale do Silício, nos Estados Unidos, através de dicas para abrir um negócio digital.

Para isso é preciso:

  • Entusiasmo;
  • Lutar pelo improvável;
  • Ter coragem;
  • Não desanimar.

Um livro que fala de sucesso e empreendedorismo moderno. Clique aqui e veja mais sobre ele!

3 – Empreendedorismo: uma visão do processo

Robert A. Baron e Scott A. Shane trazem no seu livro, conceitos que vão além da concepção e da implantação de negócio.

Sendo assim, mostra o empreendedorismo como um processo contínuo. E é ideal para aprofundar o conhecimento, trazendo também pequenas tabelas e resumos que ajudam o empreendedor a testar as suas ideias.

Veja aqui mais sobre o livro!

4 – Gestão do Capital Humano. Gerar valor acrescentado através das pessoas.

Por Angela Baron e Michael Armstrong, esse livro faz com que os empreendedores tenham noção da área de relação humana, comportamento organizacional, liderança, gestão de pessoas e ética empresarial.

Para isso, ele usa de estratégias que analisam e avaliam as práticas pessoais, fazendo uma ponte entre os recursos humanos e as estratégias de negócios.

livros essenciais

5 – A arte da estratégia

A arte da estratégia de Carlos Alberto Julio é um passo a passo para quem quer criar a estratégia da sua empresa, ajudando assim os empreendedores.

O livro faz uma revisão de algumas das principais estratégias, através de exemplos práticos. Portanto, funciona como uma ferramenta para um plano de negócio de uma maneira mais simplificada.

Quer saber mais sobre o livro? Leia aqui!

6 – Guia essencial para novos empreendedores

Esse guia é uma série de quatro volumes que foi elaborada pelo Sebrae de Minas Gerais.

É ideal para quem quer definir e construir seus próprios valores e interesses, encontrando oportunidades de negócio. E traz vários exercícios práticos para os empreendedores.

Quer dar uma olhada no guia? Clique aqui!

7 – Bota pra fazer – Crie seu negócio de alto impacto

Esse livro é da Endeavor e traz um roteiro de como criar um negócio, apresentando um passo a passo para isso.

É composto por explicações e ferramentas que ajudam na estrutura de um negócio que está começando.

livros essenciais

8 – Plano de negócios. O seu guia definitivo

José Dornelas mostra no seu livro como fazer um modelo de negócio no formato canvas, juntamente com um plano de negócio comum.

Portanto, auxilia os empreendedores a fazerem um plano de negócio de maneira objetiva. Com isso, os empreendedores vão conseguir combinar os planejamentos na hora de abrir e manter o seu negócio.

9 – Confiança Criativa – Libere sua criatividade e implemente suas ideias

O livro de David e Tom Kelley traz a proposta de liberar aquela criatividade e inovação que existem em cada pessoa. E fazem com que os empreendedores criem um diferencial no seu negócio.

Confiança Criativa auxilia a testar situações diversas, ideal para quem está iniciando. Consequentemente, com os testes os empreendedores vão se sentir mais confiantes em testar vários métodos, e apostar mais na sua criatividade.

10 – Lean Startup – A Startup Enxuta

Eric Ries mostra a ideia de obter sucesso desperdiçando menos recursos. Foi isso que ele usou para desenvolver e lançar os seus produtos, fazendo uma abordagem inovadora.

Essa abordagem tem o nome de Lean Startup que está transformando como as empresas pensam nas estratégias para os seus produtos e serviços.

Por isso, se a sua ideia de negócio não está sendo valorizada pelos clientes, é preciso que ela seja reconstruída com foco no seu público-alvo.

11 – Sonho grande

Sonho grande conta os bastidores do empreendedorismo no estilo de gestão de grandes empreendedores, como Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira.

A fórmula da gestão que desenvolveram se baseia na simplicidade buscando por eficiência e controle de custos.

Clique aqui e saiba mais sobre o livro!

12 – Faça como Steve Jobs

Uma Bíblia de como se apresentar usando os recursos de Steve Jobs, para melhor as suas apresentações sobre o seu negócio.

Steve Jobs é um inventor, empresário e cofundador da Apple, que trouxe inúmeras inovações para a área da tecnologia. Ele é considerado um gênio da informática e tecnologia.

E mostra como melhorar a comunicação passo a passo e de uma forma coletiva. Com isso, os empreendedores conseguiram cativar cada vez mais clientes.

Ficou interessado no livro? Você pode adquiri-lo aqui!

Empreender com conteúdo de valor!

Com esses livros, os empreendedores vão ter o ponto de partida e vão se especializar para coordenar o seu negócio.

Por isso, se você é empreendedor ou quer ser, comece essa lista agora mesmo que com certeza você vai ter uma bagagem concreta. 

Com isso, o seu caminho para o empreendedorismo será muito mais fácil e correto. Afinal, é preciso sempre aprender sobre o que queremos investir na nossa vida, que isso vai nos trazer mais segurança com o nosso negócio.

Gostou das dicas de livros essenciais para empreendedores?

Você está disposto a se especializar na área do empreendedorismo através dos livros que não podem faltar na sua estante?

Deixe aqui o seu comentário.